domingo, 22 de março de 2009

Lavando os cabelos corretamente


Olá, pra quem não me conhece meu nome é Fernanda, sou amiga da Paula... Ela me convidou pra postar aqui, coisas interessantes sobre cabelos, hidratações, mitos e verdades sobre alguns tratamento, enfim tudo que eu sei e acho que é interessante dividir com vocês!

Então não sou cabeleireira formada, mas só não sou formada, pois sei fazer de tudo em cabelos. Comecei com 13 anos fazendo escovas no pessoal da minha casa e foi se alastrando, atendendo amigas e amigas de amigas, etc. Hoje com 23 anos e 10 de experiência, rsrs, atendo minhas clientes em domicílio principalmente fazendo EP = Escova Progressiva, nos fins de semana, pois trabalho durante o dia e de noite faço faculdade, então só tenho tempo livre nos fins de semana, mesmo.

Apresentação feita... Faz tempo que estou pensando o que seria legal pra começar?
E ai achei uma materia super legal falando como deixar o cabelo bonito apenas lavando ele da maneira certa!

Existe uma maneira correta de lavar os cabelos que ajude a melhorar?

Existe sim! E a diferença na qualidade dos fios é extremamente visível quando manuseados de forma correta. Para isso devemos seguir alguns passos simples e básicos para chegarmos naquela textura que se tem ao lavar os cabelos em um salão de beleza.

Aprimeira coisa que você sprecisam saber é que: Quem quer um cabelo bonito tem que abrir mão da água pelando, não tem jeito. O calor abre as cutículas do cabelo, o que causa frizz. Somente água fria e morna são amigas dos fios.

A maneira mais correta de lavar os cabelos deve ser do couro cabeludo para as postas dos fios. Inicia-se o processo molhando os fios com água e aplica-se uma pequena parte de xampu espalhado apenas no couro cabeludo. SEM PRESSA! esse é o segredo do cabeleireiro. Preocupe-se apenas com o couro cabeludo, e caso não espume, enxágüe e repita o processo, pois é no couro que encontramos oleosidade e sujeira mais resistentes.

Não aplique o xampu diretamente sobre os cabelos, pois a oleosidade e impurezas presentes nos fios são facilmente removíveis com a espuma conseqüente da lavação do couro cabeludo.

Xampu anti-resíduo é ótimo para ser usado antes do banho de creme, mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa mesmo, ou seja, leva embora toda a progressiva.
Com a espuma massageie os fios da raiz para as pontas, como se estivesse subindo em uma corda, durante pelo menos 5 minutos, para que os componentes ativos do xampu penetrem nos fios. O importante é ter muito cuidado com os fios, jamais esfregando-os como se fosse um pano de chão.

Saiba que os seus fios são formados por minúsculos anéis de queratina, as famosas cutículas, que se apresentam como as escamas de um peixe, portanto, imagine o que ocorreria com as escamas de dois peixes esfregados um ao outro? O mesmo acontece com os seus cabelos, e estes apresentarão aspecto de cabelos sensibilizados, ásperos e quebradiços.

Continuando, enxágüe bem o xampu e retire o excesso de água com uma toalha seca e limpa sem esfregar a toalha nos cabelos embolando e sim apertando suavemente eles .

Para que o condicionador penetre mais, quando entrar no banho, lave o cabelo antes de se ensaboar. Assim, ele fica agindo enquanto você se lava.

Aplicar o condicionador com enxágüe no comprimento e pontas, distante da raiz se o couro cabeludo for oleoso, e mais próximo da raiz se o couro cabeludo for muito seco. Massageie bem e deixe agir por 2 a 5 minutos. O condicionador tem a função de selar as cutículas, dando um aspecto sedoso e macio, facilitando a penteabilidade a seco e a úmido.

O condicionador não é leave-in, por isso enxágüe bem os fios após a aplicação, para que eles não fiquem pesados e grudentos. O truque: tire a cabeça debaixo do chuveiro, torça os fios para eliminar o excesso de água e passe a mão neles. Se a mão deslisar, como se o cabelo estivesse cremoso, enxágüe mais. Se você sentir a textura dos fios, pode sair do banho.
Retirar todo excesso da água com o auxílio de uma toalha seca e limpa. Para finalizar, aplicar uma pequena quantidade de serum,se você for usar o secador, duas gotinhas bastam.



Siga estes passos e veja a diferença nos seus cabelos.

Ahhhh, algumas de vcês devem ter visto que a Paula postou aqui sobre um site Cia dos Sapos, então esse site é meu, rsrs. Aproveitando a oportunidade quero convidar vocês pra dar um pulinho na loja e conferir as novidades.

Beijo, girls!

6 comentários:

Pracy disse...

uau! adorei!
vou testar
mas oq é serum?

Fernanda Lima disse...

Serum é como os reparadores de pontas. porem são menos oleosos, feitos especificamente para proteger os cabelos do calor do secador/chapinha. E ainda ajuda a diminuir o volume.
*-*

Pracy disse...

serio? deois cita marcas, nomes, rpa gente comrpar \o/
adooooro

Unknown disse...

Pracy to esperando as cores dos apliques xuxu ;)
beijinhos

Luana disse...

Adorei o post! E o mais legal é o fato de tu entender mesmo sobre a nossa cabeleira :) qualquer dia venho aqui tirar umas dúvidas ^^
beijo!

Lisete Cilene Paula Morais disse...

OI!
querida adorei te conhecer tua carinha é muito simpática mesmo, acho q seríamos ótimas amigas não virtuais, mas podemos ser virtuais tb claro...rsss, mas o meu problema não é cabelos, é q não consigo comprar o aparelho de decorar unhas p minha filha, pelo pagseguro, eu sou cadastrada, mas não sei o q fizeram q não da certo, como poderíamos fazer, eu gostaria de comprar pelo visa p fazer em parcelas.... me da uma luz, beijoss querida.

Lisete da http://bazarlisete.blogspot.com/

blog do site www.tudoparamaquiagem.com.br

Seguidores